A CasaCor Piauí, que ocorre até o final de junho, está atraindo atenção por estar sendo realizada no casarão antigo no Bairro de Santa Isabel e pela diversidade de estilos e design dos ambientes decorados por 52 profissionais. Em meio a um espaço de 7.500 metros quadrados, destaca-se a Toca das Oncinhas, um ambiente assinado pela arquiteta Willane Soares que propõe um resgate ao passado com brinquedos analógicos para reduzir a ansiedade das crianças causada pelo uso excessivo de telas.
Segundo a psicóloga Camila Soares, brincadeiras analógicas desempenham um papel crucial no desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças. “Brincadeiras como pular corda, jogar bola e construir blocos fortalecem os músculos, melhorando a coordenação motora e o equilíbrio”, explica. Ciente disso, a proposta da Toca das Oncinhas é criar um espaço que desafia pais e cuidadores a reconsiderarem o uso excessivo de tecnologias pelas crianças.
Especialistas apontam que a ansiedade infantil aumentou nos últimos anos devido ao excesso de uso de tecnologias e redes sociais, uma preocupação para pais e pedagogos. A pediatra Michele Viana ressalta: “A era digital trouxe benefícios, mas também resultou em imediatismo, irritabilidade e dificuldade em lidar com frustrações devido ao excesso de estímulo dos brinquedos digitais”.
Visando mostrar como é possível reduzir o uso de telas, a Toca das Oncinhas busca resgatar a infância tradicional, promovendo brincadeiras com objetos analógicos que estimulam a criatividade e a descoberta. “O ambiente foi pensado para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças”, afirma Michele Viana.
Camila Soares destaca que brincar ao ar livre ajuda as crianças a relaxarem e liberarem energia de forma saudável, contribuindo para a redução do estresse e o bem-estar emocional. “Atividades presenciais desenvolvem habilidades sociais, como compartilhar, cooperar e resolver conflitos, além de estimular a criatividade”, afirma.
A Toca das Oncinhas, idealizada por Willane Soares, destaca-se por promover a conexão das crianças com elementos naturais e brinquedos analógicos, como madeira e tecido. “O espaço reflete a necessidade de conectar as crianças com a ancestralidade e incentivar a autonomia”, explica a arquiteta.
A CasaCor Piauí pode ser visitada até o dia 30 de junho e serve de estímulo para pais e educadores reverem suas práticas pedagógicas a partir da proposta dos brinquedos analógicos. A Toca das Oncinhas oferece um ambiente decorado que promove uma imersão ao passado e está alinhado com as discussões de especialistas sobre métodos educativos e terapêuticos para minimizar os impactos negativos do mundo digital no desenvolvimento das crianças.